terça-feira, 22 de abril de 2008

Igreja Matriz - POSTAGEM ESPECIAL



IGREJA MATRIZ
A cidade de Telêmaco Borba possui templos religiosos de significativa expressão arquitetônica, que refletem a fé cristã de seu povo. Com projeto do engenheiro telemacoborbense Oscar Hey Neto, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, localizada num dos pontos mais altos da cidade é o maior monumento arquitetônico de Telêmaco Borba, autêntica atração turística do município.
A nova Igreja matriz, em etapa final de construção, representa a magnitude da fé do povo católico de Telêmaco Borba, servindo-se como um verdadeiro monumento á capacidade de sua gente, que levantou com os próprios recursos, uma das maiores e mais belas casas de orações do Paraná. Com espaço físico de 2.500m², oferecendo assento para 2 mil pessoas, sua construção teve início em março de 2000. A conclusão da obra deve consumir cerca de R$ 2 milhões, tendo sido colhido por doação e já investido na construção até o início de 2003, cerca de R$ 1,4 milhão.
Texto retirado do livro Capital do Papel – A história do município de Telêmaco Borba.

Casa do Artesão - POSTAGEM ESPECIAL



CASA DO ARTESÃO
Inaugurada em 1º de maio de 2001, a Casa do Artesão de Telêmaco Borba foi construída para atender uma relevante função social para o município, a de oferecer aos artesãos e artistas locais a oportunidade de ter um espaço nobre para exposição e venda de seus produtos: artesanato e artes plásticas. Em média são expostas 5 mil peças por mês.
A Casa do Artesão constitui uma atração imperdível para quem visita Telêmaco Borba, impressiona pela beleza da arquitetura do seu interior, que com o telhado exposto, mostra o madeiramento. A mobília e os acessórios também valorizam uma importante matéria prima da região, a madeira de eucalipto.
Os vários compartimentos no interior da Casa do Artesão são interessantes e pitorescos, tornando este local tão especial, entre Hall de entrada, onde estão expostas pinturas e painéis de óleo sobre tela; Rancho dos Tropeiros expõe o artesanato em couro, composto de selas e acessórios de cavalgada; Capela estilizada, que expõe o artesanato sacro; Lanchonete local, para lanches, onde munícipes e visitantes podem desfrutar de momentos agradáveis enquanto saboreiam deliciosos lanches, sucos e cafés; Espaço para trabalhos manuais como bordados, tricô, crochê, etc; Sala para reuniões, para treinamentos, palestras, reuniões de interesse da comunidade. A localização da Casa do Artesão é a seguinte: Avenida Samuel Klabin, próximo ao Itaú, no centro da cidade.
Texto retirado da Revista “IMPACTO – Edição 48 de março de 2006”.

Bairro Cem Casas - POSTAGEM ESPECIAL















CEM CASAS
O primeiro Bairro oficial de Telêmaco Borba, ainda como Cidade Nova, foi o Núcleo Residencial Dr.Juscelino Kubitschek de Oliveira que contava com a construção de cem casas populares. Por causa disso, ficou conhecido como bairro “Cem Casas”, denominação que perdura até os dias atuais, inclusive para fim de serviço de correios ou mesmo como segmento da unidade urbana de Telêmaco Borba. O prefeito da época, Dinizar Ribas de Carvalho, acabou dando ás ruas do bairro, nome dos planetas do sistema solar, ou seja, Marte, Saturno, Urano, Netuno, etc. Nos dias de hoje esse bairro cresceu e espalhou-se geograficamente, o bairro conta com supermercados, farmácias, papelarias, quadra de esporte coberta, parque infantil, ruas asfaltadas, escolas, etc.
Texto retirado do livro Cidade do Papel – A história do município de Telêmaco Borba